quinta-feira, 29 de outubro de 2009

GP de Abu Dhabi - Yas Marina Circuit

.
Neste final de semana que se aproxima será realizado o GP de Abu Dhabi, no Yas Marina Circuit, sendo a última corrida de Fórmula 1 da temporada 2009.

O Circuito de Yas Marina foi desenhado por Hermann Tilke na Yas Island, a cerca de 30 minutos da capital de Abu Dhabi e será a segunda corrida de Fórmula 1 no Oriente Médio.

Construído pela companhia Aldar Properties, o autódromo está localizado em uma marina numa área residencial, um parque aquático com infraestruturas de lazer e desporto, com hotéis e praias resort aos redores. Possui 20 curvas pela ilha natural, passando pela marina e seguindo pelas dunas, com muitas retas longas e curvas apertadas. O circuito tem 3 retas de alta velocidade e a saída das boxes é por debaixo da pista.

Por ser a primeira corrida no circuito, ainda não se tem referências sobre voltas rápidas, record e último vencedor.

Para essa última etapa da Fórmula 1, o piloto Luciano Burti, no twitter, dá sua opinião sobre o que pode acontecer. Ele diz que quem deverá ser forte em Abu Dhabi é a equipe RBR, por ter o melhor carro no momento. A McLaren também pode se destacar por ter o Kers, pois a pista tem 3 pontos de alta velocidade e 90% das curvas são de baixa, neste caso os carros da McLaren são ruins em curvas de alta. A equipe Brawn venceu em Mônaco e Valência, e Abu Dhabi parece uma pista de rua, apesar de ser um autódromo com curvas de baixa, pouca área de escape, e "sujo" fora do traçado. Segundo ele, pode haver surpresas, como a Williams em Cingapura, a Toyota no Japão e a BMW em Interlagos, pois é um circuito novo para todos.

Como os carros não andaram ainda em Abu Dhabi, Burti diz que a aposta tem que ser no "chute" por enquanto, acha que Hamilton deve se destacar, mas torce para estar errado e que o Rubito vença.

Abaixo tem-se o mapa do circuito com a velocidade (speed) em cada parte da pista e a marcha (gear) em que se deve andar respectivamente.

Com certeza será uma novidade para todos. Agora, uma coisa é certa, o visual é de encher os olhos.
.

Nenhum comentário: